16 de agosto de 2012

A geografia do Velho Testamento

Aquele que não entende de geografia não pode conhecer história. E a Bíblia é, pura história. Por isso explicarei abaixo as localizações e posições relativas de lugares importantes que estão no Antigo Testamento.

Mapa do Antigo Testamento
* Compare o mapa acima com as descrições de Massas de Água e Localizações à seguir:

Massas de Água

1. O Mar Mediterrâneo
A terra do Velho Testamento fica ao leste desse lindo mar azul.
2. O Mar da Galiléia 
Chamá-lo de mar parece ser um exagero. É um lago de águas doces com onze quilômetros de largura e vinte e dois de comprimento. Fica a 58 quilômetros do Mediterrâneo.
3. O Rio Jordão
Fluindo do sul do Mar da Galiléia, o Rio Jordão viaja por uns 105 quilômetros, para terminar no Mar Morto. Muitos se surpreendem ao ver quanta história aconteceu ao redor desse pequeno rio.
4. O Mar Morto
Com o formato de um gigantesco cachorro-quente com uma mordida no terço inferior, o Mar Morto está no "fundo do mundo". É o ponto mais baixo da terra, quase 92 metros abaixo do nível do mar no seu ponto mais baixo. Por isso, a água flui para ele, mas não sai. Como resultado, ela tem alta concentração de depósitos minerais e não permite a vida de plantas ou animais. Por isso o nome Mar Morto.
5. Rio Nilo
Talvez o rio mais famoso do mundo, o Nilo corre pelo coração do Egito, espalhando-se em muitos dedos e se esvaziando nos braços do Mediterrâneo.
6. Rios Tigre e (7) Eufrates
Esses rios gêmeos correm por quase 1.500 quilômetros, cada um, antes de juntarem e desaguarem no Golfo Pérsico.
8. Golfo Pérsico
Essas três últimas massas de água, o Tigre, o Eufrates e o Golfo Pérsico, foram as fronteiras orientais das terras do Antigo Testamento. O Tigre e o Eufrates correm no atual Iraque, enquanto o Golfo Pérsico separa o Irã e a Arábia Saudita.

Localizações

A. O Jardim do Éden
A exata localização do Jardim do Éden, onde tudo começou, é impossível de mostrar. No entanto, estava perto da convergência de quatro rios, dois dos quais eram o Tigre e o Eufrates.
B. Canaã/Israel/Palestina
Este pequeno pedaço de terra, que está entre a costa do Mediterrâneo e o Mar da Galiléia - Rio Jordão - Mar Morto, muda de nome durante todo o Velho Testamento. No Gênesis, é chamado Canaã. Depois que o povo hebreu se estabelece na terra, no livro de Josué, torna-se conhecido como Israel. Mil e trezentos anos depois, no começo do Novo Testamento, é chamado de Palestina.
C. Jerusalém
Localizada na parte noroeste do Mar Morto, essa cidade, abrigada nas montanhas centrais de Israel, é tão central para a história do Velho Testamento que deve ser separada e identificada. É a capital da nação de Israel.
D. Egito
A grande dama da civilização antiga, o Egito tem um papel central na história do Velho Testamento.
E. Assíria
Localizada nas terras das cabeceiras do Tigre e do Eufrates, essa grande potência mundial é notável no Velho Testamento por conquistar o reino do Norte de Israel e dispersar seu povo pelos quatro cantos.
F. Babilônia
Outra potência mundial histórica, essa fabulosa nação, apesar de sua curta vida, conquistou a Assíria. Também conquistou o Reino Sul, conhecido como Judá, 136 anos depois que a Assíria conquistara o Reino Norte de Israel. É fundada na Mesopotâmia, entre o Tigre e o Eufrates. (Mesopotâmia significa "no meio de" [meso] - "rios" [potamus]).
G. Pérsia
A superpotência histórica final do Velho Testamento está localizada na margem norte do Golfo Pérsico. A Pérsia entra no jogo conquistando a Babilônia e permitindo que os hebreus voltassem do cativeiro na Babilônia para reconstruir a cidade de Jerusalém, retomando a adoração no templo.

Fonte: Livro 30 dias para entender a Bíblia, por Max Anders.

Um comentário:

  1. Post muito esclarecedor. Ás vezes achamos que compreender os mapas da Bíblia não tem muita importância, mas na verdade, eles nos traz uma compreensão muito mais ampla sobre a história e muito mais sobre o mundo espiritual!

    ResponderExcluir