10 de setembro de 2012

Dicionário Bíblico

dicionario biblico

 

JUSTIFICAÇÃO

Doutrina detalhadamente explicita por Paulo nas suas Epístolas aos Romanos e aos Gálatas. Ali, ensina que  justiça de Deus se revela no evangelho, porque coloca o pecador em correto relacionamento com Deus. Este atua assim não porque o pecador mereça esse novo relacionamento, mas por causa de Cristo, que, com a sua morte sacrificial, expiou os pecados. Dessa maneira, os pecadores que crêem no evangelho são perdoados e restaurados à comunhão com Deus por meio de Cristo: unidos a ele, participam da sua justiça e são aceitos por Deus.

Fonte: Bíblia de Estudo Almeida
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Curiosidades Bíblicas

curiosidades biblicas

O livro de Ester é o único que não faz qualquer referência explícita de Deus, embora seu livro revela uma grande providência da parte do Senhor em livrar o Seu povo.

Heróis da Fé

Policarpo (69-159)

Policarpo

Sobre sua infância, família e formação, não temos informações precisas, contudo há documentos históricos sobre ele. Graças a alguns testemunhos fidedignos, podemos reconstruir sua personalidade. Foi discípulo do apóstolo João, amigo e mestre de Irineu, tendo ainda conhecido Inácio, sendo consagrado bispo da igreja de Esmirna. Quanto aos seus escritos, o único que restou desse antigo pai da igreja foi a sua epístola aos filipenses, exortando-os a uma vida virtuosa de boas obras e a permanecerem firmes na fé em nosso Senhor Jesus Cristo. Seu estilo é informal, com muitas citações do Velho e do Novo Testamento.
Faz, ainda, 34 citações do apóstolo Paulo, evidenciando que conhecia bem a carta desse apóstolo aos filipenses, entre outras epístolas de Paulo. Há, também, os depoimentos de Eusébio e Irineu, relatando a intimidade de Policarpo com testemunhos oculares, do evangelho. Segundo Tertuliano, Policarpo teria sido ordenado bispo pelas mãos do próprio apóstolo João.

  • O Martírio de Policarpo

O martírio de Policarpo é descrito um ano depois de sua morte, em uma carta enviada pela Igreja de Esmirna à Igreja de Filomélio. Esse registro é o mais antigo martirológio cristão existente. Diz a história que o procônsul romano, Antonio Pius, e as autoridades civis tentaram persuadi-lo a abandonar sua fé, quando já avançado em idade, para que pudesse ser livre. Ele, entretanto, respondeu com autoridade: “Eu tenho servido a Cristo por 86 anos e ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra o meu Rei que me salvou? Eu sou um crente!”.

Fonte: Revista Defesa da Fé | nº 51

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Orações da Bíblia

Estava lendo a Bíblia hoje e achei super interessante um estudo sobre as personagens da Bíblia que oraram a Deus por “N” motivos. Destacamos como é importante seguirmos esse exemplo e nos dedicar mais e mais na oração, pois, da mesma forma que eles foram ouvidos, nós também somos.

oraes

Personagem Motivo Referências
Abraão por Ismael Gn 17.18-21
Abraão por Sodoma Gn 18.20-32
Abraão por Abimeleque Gn 20.10-17
Ana por um filho 1Sm 1.10-17
Asa pela vitória 2Cr 14.11
Centurião por seu escravo Mt 8.5-13
Coríntios por Paulo 2Co 1.9-11
Cornélio por entendimento At 10.1-33
Criminosos por salvação Lc 23.42-43
Cristãos por Pedro At 12.5-12
Daniel pelos judeus Dn 9.3-19
Daniel por conhecimento Dn 2.17-23
Davi por bênção 2Sm 7.18-29
Davi por ajuda 1Sm 23.10-13
Davi por direção 2Sm 2.1
Davi por justiça Sl 9.13-20
Davi bendizer a Deus 1Cr 29.10-20
Discípulos por fortaleza At 4.24-31
Exército pela vitória 2Cr 13.14
Elias por seca e por chuva Tg 5.17-18
Elias por ressurreição 1Rs 17.20-23
Elias pela vitória 1Rs 18.36-37
Eliseu por cegueira e por visão 2 Rs 6.17-23
Esdras confissão de pecados Ed 9.5-15
Ezequias por libertação 2Rs 19.15-19
Ezequias por cura 2Rs 20.1-11
Ezequias louvor a Deus Is 38.10-20
Ezequiel por pureza Ez 4.12-15
Gideão por uma prova Jz 6.36-40
Habacuque por libertação Hc 3.1-19
Habacuque por justiça Hc 1.1-4
Igreja de louvor Ap 5.9-14
Isaque por filhos Gn 25.21
Israelitas por libertação Êx 2.23-25; 3.7-10
Jabez por prosperidade 1Cr 4.10
Jacó por proteção Gn 32.9-12
Jeremias por Judá Jr 42.1-6
Jeremias por misericórdia Jr 14.7-10
Jeremias por entendimento Jr 32.16-25
Jesus Pai Nosso Mt 6.9-13
Jesus de louvor Mt 11.25-26
Jesus em gratidão; para que os outros creiam Jo 11.41-42
Jesus pela igreja Jo 17.1-26
Jesus por libertação Mt 26.39-44; 27.46
Jesus pelo perdão dos que o crucificavam Lc 23.34
Jesus em submissão Lc 23.46
Jesus de louvor Lc 10.21-22
Jeocaz pela vitória 2Rs 13.1-5
confissão e arrependimento Jó 42.1-6
Jonas por libertação Jn 2.1-10
Josafá por proteção 2Cr 20.512,27
Josué por ajuda e misericórdia Js 7.6-9
Judeus por segurança Ed 8.21,23
Leproso por cura Mt 8.2-3
Levitas louvor e confissão Ne 9.5-37
Manassés por libertação 2Cr 33.12-13
Manoá por direção Jz 13.8
Moisés pelo Faraó Êx 8.9-13
Moisés por água Êx 15.24-25
Moisés por Israel Nm 14.13-20
Moisés pelas tribos de Israel Dt 33.2-29
Moisés por Miriã Nm 12.11-14
Moisés pela Terra Prometida Dt 3.23-25
Moisés por um sucessor Nm 27.15-17
Neemias pelos judeus ne 1.4-11
Paulo por saúde (Pai de Público) At 28.8
Paulo pelos efésios Ef 3.14-21
Paulo por graça 2Cr 15.12-15
Paulo ação de graças Gn 25.22-23
Pedro pela ressurreição de Dorcas At 9.40
Publicano por misericórdia Lc 18.13
Povo de Judá por uma aliança 2Cr 15.12-15
Rebeca por entendimento Gn 25.22-23
Sacerdotes por bênção 2Cr 30.27
Salomão por sabedoria 1Rs 3.6-14
Salomão pelo Templo 1Rs 8.22-53
Samuel por Israel 1Sm 7.5-12
Sansão por água Jz 15.18-19
Sansão por força Jz 16.28-30
Servo de Abraão por direção Gn 24.12-52
Simeão ação de graças Lc 2.28-32
Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal
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6 de setembro de 2012

As nove eras e localizações principais do VT

Abaixo um breve resumo das nove eras e localizações principais do Velho Testamento:

1. Criação: A criação do mundo e do homem e os primeiros eventos.
2. Patriarcas: O nascimento do povo hebreu por meio de uma família de patriarcas, cobrindo um período de duzentos anos.
3. Êxodo: O êxodo do povo hebreu quando escapa de mais de quatrocentos anos de escravidão no Egito.
4. Conquista: A conquista da Terra Prometida pelo povo hebreu depois de seu retorno do Egito.
5. Juízes: Um período de quatrocentos anos durante os quais Israel é governado pelos juízes.
6. Reino: Outro período de quatrocentos anos durante os quais Israel se torna uma nação completa dominada por uma monarquia.
7. Exílio: Um período de setenta anos durante os quais os líderes de Israel vivem no exílio, com a nação tendo sido conquistada por países estrangeiros.
8. Retorno: O retorno dos judeus exilados para Jerusalém a fim de reconstruírem a cidade e o templo.
9. Silêncio: Um período final de quatrocentos anos entre o fechamento do Velho Testamento e a abertura do Novo Testamento.

1. Criação: (Gênesis 1:11)
Figura Principal: Adão.
Localização: O jardim do Éden, onde Adão é criado. Perto da convergência dos rios Tigre e Eufrates.
2. Patriarcas: (Gênesis 12-50)
Figura Principal: Abraão.
Localização: Abraão migra de Ur, perto do Éden, para Canaã, onde ele e os outros patriarcas vivem até a época da escravidão no Egito.
3. Êxodo: (Êxodo - Deuteronômio)
Figura Principal: Moisés.
Localização: Durante uma severa fome, os israelitas migram para o Egito e são escravizados por quatrocentos anos antes do êxodo para a liberdade.
4. Conquista: (Josué)
Figura Principal: Josué.
Localização: Josué lidera a conquista da terra prometida em Canaã.
5. Juízes: (Juízes - Rute)
Figura Principal: Sansão.
Localização: Os israelitas vivem em Canaã sob um sistema tribal pouco centralizado, dirigido por juízes, durante os próximos quatrocentos anos.
6. Reino: (1Samuel - 2Crônicas)
Figura Principal: Davi.
Localização: Com a formação de uma monarquia formal, a terra agora é chamada pelo nome nacional de Israel.
7. Exílio: (Ezequiel - Daniel)
Figura Principal: Daniel.
Localização: Por causa do julgamento por corrupção moral nacional, Israel é conquistada por nações estrangeiras, finalmente forçando seus líderes a setenta anos de exílio na Babilônia.
8. Retorno: (Esdras - Ester)
Figura Principal: Esdras.
Localização: Os israelitas exilados ganham a permissão de voltar a Jerusalém para reconstruir a cidade e o templo, mesmo permanecendo sob o domínio da Pérsia.
9. Silêncio: (Entre o Velho e o Novo Testamento)
Figura Principal: Fariseus.
Localização: Apesar de o domínio da terra mudar da Pérsia para a Grécia e Roma, Israel tem a permissão de "adorar" em Jerusalém sem problemas durante os próximos quatrocentos anos de "silêncio".

Fonte: Livro 30 Dias para Entender a Bíblia, Max Anders.

5 de setembro de 2012

O Calendário Hebraico


NOME E EQUIVALENTE
REFERÊNCIAS
AGRICULTURA E CLIMA
FESTAS
Abibe; Nisã
Março-abril
Êx 12.2; 13.4; 23.15; 34.18;
Dt 16.1;
Ne 2.1; Et 3.7.
Chuvas tardias de primavera. Início da colheita da cevada e do linho. Páscoa.
Pães Amos.
As primícias.
Zive (Liar)*
Abril-maio
1 Rs 6.1,37 Colheita da cevada. Início da estação da seca.
Sivã
Maio-junho
Et 8.9 Colheita do trigo. Pentecoste (festa das semanas)
(Tamuz)*
Junho-julho
Cuidado dos vinhedos.
(Abe)
Julho-agosto
Maturação das uvas, figos e azeitonas.
Elul
Agosto-setembro
Ne 6.15 Processamento dos figos, uvas e azeitonas.
Etanim (Tisri)*
Setembro-outubro
1 Rs 8.2 Começam as chuvas temporãs de outono. Tem início a lavradura dos campos. As trombetas.
A expiação.
Os tabernáculos.
Bul (Maresvã)*
Outubro-novembro
1 Rs 6.38 Semeadura do trigo e da cevada.
Quisleu
Novembro-dezembro
Ne 1.1; Zc 7.1 Começam as chuvas de inverno (neve em algumas regiões). Hanuchá (dedicação)
Tebete
Dezembro-janeiro
Et 2.16
Sabate
Janeiro-fevereiro
Zc 1.7
Adar
Fevereiro-março
Ed 6.15; Et 3.7,13; 8.12; 9.1,15,17,19,21 Florescem as amendoeiras. Colheita das frutas cítricas. Purim.
(Adar-Shen)*
Segundo Adar

Era acrescentado a cada três meses, para que o calendário lunar correspondesse ao ano solar.

*Os nomes entre parênteses não se encontram na Bíblia.
Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal

A Lei do Antigo Testamento

“Então, falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.” (Êxodo 20.1,2)


10mandamentos
Um dos aspectos mais importantes da experiência dos israelitas no monte Sinai foi o de receberem a lei de Deus através do seu líder, Moisés. A Lei Mosaica (hb. torah, que significa “ensino”), admite uma tríplice divisão:
(a) a lei moral, que trata das regras determinadas por Deus para um santo viver (Êx 20.1-17);
(b) a lei civil, que trata da vida jurídica e social de Israel como nação (Êx 21.1 – 23.33);
(c) a lei cerimonial, que trata da forma e do ritual da adoração ao Senhor por Israel, inclusive o sistema sacrificial (Êx 24.12 – 31.18).

Note os seguintes fatos no tocante à natureza e à função da lei no Antigo Testamento.

(1) A lei foi dada por Deus em virtude do concerto que Ele fez com o seu povo. Ele expunha as condições do concerto a que o povo devia obedecer por lealdade ao Senhor Deus, a quem eles pertenciam. Os israelitas aceitaram formalmente essas obrigações do concerto (Êx 24.1-8).

(2) A obediência de Israel à lei devia fundamentar-se na misericórdia redentora de Deus na sua liberdade do povo (Êx 19.4).

(3) A lei revelava a vontade de Deus quanto a conduta do seu povo (Êx 19.4-6; 201-17; 21.1 – 24.8) e prescrevia os sacrifícios de sangue para a expiação pelos seus pecados (Lv 1.5; 16.33). A lei não foi dada como um meio de salvação para os perdidos. Ela foi destinada aos que já tinham um relacionamento de salvação com Deus (Êx 20.2). Antes, pela lei Deus ensinou ao seu povo como andar em retidão diante dEle como seu Redentor, e igualmente diante do seu próximo. Os israelitas deviam obedecer à lei mediante a graça de Deus a fim de perseverarem na fé e cultuarem também por fé, ao Senhor (Dt 28.1,2; 30.15-20).

(4) Tanto no AT quanto no NT, a total confiança em Deus e na sua Palavra (Gn 15.6), e o amor sincero a Ele (Dt 6.5), formaram o fundamento para a guarda dos seus mandamentos. Israel fracassou exatamente nesse ponto, pois constantemente aquele povo não fazia da fé em Deus, do amor para com Ele de todo o coração e do propósito de andar nos seus caminhos, o motivo de cumprirem a sua lei. Paulo declara que Israel não alcançou a justiça que a lei previa, porque “não foi pela fé” que a buscavam (Rm 9.32).
(5) A lei ressaltava a verdade eterna que a obediência a Deus, partindo de um coração cheio de amor levaria a uma vida feliz e rica de bênçãos da parte do Senhor (Dt 4.1,40; 5.33; 8.1; Sl 119.45; Rm 8.13; 1 Jo 1.17).
(6) A lei expressava a natureza e o caráter de Deus, isto é, seu amor, bondade, justiça e repúdio ao mal. Os fiéis israelitas deviam guardar a lei moral de Deus, pois foram criados à sua imagem (Lv 19.2).
(7) A salvação no AT jamais teve por base a perfeição mediante a guarda de todos os mandamentos. Inerente ao relacionamento entre Deus e Israel, estava o sistema de sacrifícios, mediante os quais, o transgressor da lei obtinha o perdão, quanto buscava a misericórdia de Deus, com sinceridade, arrependimento e fé, conforme a provisão divina expiatória mediante o sangue.
(8) A lei e o concerto do AT não eram perfeitos, nem permanentes. A lei funcionava como um tutor temporário para o povo de Deus até que Cristo viesse (Gl 3.22-26). O antigo concerto agora foi substituído pelo novo concerto, no qual Deus revelou plenamente o seu plano de salvação mediante Jesus Cristo (Rm 3.24-26).
(9) A lei foi dada por Deus acrescentada à promessa “por causa das transgressões (Gl 3.19). Tinha o propósito de:
(a) prescrever a conduta de Israel;
(b) definir o que era pecado;
(c) revelar aos israelitas a sua tendência inerente de transgredir a vontade de Deus e de praticar o mal; e
(d) despertar neles o sentimento da necessidade da misericórdia, graça e redenção divinas (Rm 3.20; 5.20; 8.2).
Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal