17 de setembro de 2012

OS SACRIFÍCIOS LEVÍTICOS

Sei que a maioria das pessoas que chegam no livro de Levítico, simplesmente começam achar a leitura um tanto cansativa (eu sei disso, porque já fui uma dessas pessoas), pois, a maioria das partes que compõem o livro é sobre diversos sacrifícios e ofertas que o povo deveria entregar a Deus. Então quando começamos a fazer a leitura, acabamos deixando escapar algumas revelações que o Senhor quer nos declarar, afim de que o livro não passe apenas a ser uma elaboração detalhada e exaustiva, mas sim uma revelação clara e compreensiva do que aquilo representava e o que isso representa hoje para nós.
Dessa forma, vamos estudar um pouco mais sobre os sacrifícios, seus elementos, o propósito e sua tipologia!

Sacrifcios Levticos

SACRIFÍCIO
ELEMENTOS
PROPÓSITO
TIPOLOGIA
Holocausto
(Lv 1; 6.-8-13; 8.18-21; 16.24)
Bode, carneiro, boi, pombinho (para os pobres); totalmente queimado, sem defeito Ato voluntário de adoração; expiação pelos pecados involuntários em geral; expressão de devoção; compromisso e completa entrega a Deus. Cristo, nosso sacrifício perfeito, que se entrega voluntariamente (Mt 27.35-36; Ef 5.2; Hb 7.26; 9.14; 1 Jo 2.6)
Oblação
(Lv 2; 6.14-23)
Grão, flor de farinha, azeite de oliveira, incenso, bolo assado, sal; sem fermento nem mel; acompanhava a oferta queimada (holocausto) e a oferta de comunhão. Ato voluntário de adoração; reconhecimento da bondade e das provisões de Deus; devoção a Deus Destaca-se aqui a perfeita humanidade de Cristo, ressalta-se a entrega de sua vida (1Jo 2.6)
Oferta de Paz
(Lv 3; 7.11-34)
Qualquer animal sem defeito tomado do rebanho; variedade de bolos Ato voluntário de adoração; ação de graças e comunhão (incluía uma comida de toda a comunidade) Cristo, mediante a cruz, restaurou a comunhão do crente com Deus. Ele é nossa paz; fez cessar as guerras
Oferta pelo pecado
(Lv 4.1 – 5.13; 6.4-30; 8.14-17; 16.13-22)
1. Para o sumo sacerdote e a congregação: um bezerro
2. Para os líderes um bode
3. Para qualquer pessoa do povo: uma cabra ou um cordeiro
4. Para os pobres: duas rolas ou dois pombinhos
5. Para os muitos pobres: a décima parte de um efa de flor de farinha
Para expiação de pecado específico e involuntário; confissão de pecado; perdão de pecado; limpeza da imundícia Cristo padeceu “fora da porta” (Hb 13.10-13)
Sacrifício de restituição
(Lv 5.14 – 16.7; 7.1-6)
Carneiro (somente) Para expiação de pecados involuntários que requeriam restituição; limpeza da imundícia; fazer restituição; acrescentar 20% Cristo, mediante seu sacrifício, pagou a culpa dos pecados atuais dos crentes (Rm 3.24-26; Gl 3.13; Hb 9.22)

Quando se apresentava mais de uma classe de oferta (como em Nm 7.16,17), em geral o procedimento era como se segue:
1. A oferta pelo pecado;
2. O holocausto;
3. A oferta de paz e a oblação (junto com uma oferta de libação).

Esta seqüencia dá sentido ao sistema de sacrifícios. Em primeiro lugar, devia-se resolver o problema do pecado (com a oferta pelo pecado). Em segundo lugar, o adorador se entregava plenamente a Deus (com o holocausto e a oblação). Em terceiro lugar, estabelecia-se a paz ou comunhão entre o Senhor, o sacerdote e o adorador.
© Fonte: Bíblia de Estudos Pentecostal

Nenhum comentário:

Postar um comentário